Destak

Europa reassume um domínio claro

Desde 1934 que há sempre uma seleção europeia na final. E em duas das últimas três edições o jogo decisivo só tinha equipas do chamado Velho Continente.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Os quartos de final começam a disputar-se amanhã (ver tabela), com a presença de seis seleções europeias e a certeza de que uma delas vai estar na final. Isto porque um dos lados do quadro é composto exclusivam­ente por quatro equipas europeias.

Mas este dado está longe de ser uma surpresa. Nas 20 edições anteriores, apenas na estreia, em 1930, o jogo decisivo não contou com uma seleção do Velho Continente. E oito dessas

Os últimos três troféus permitiram à Europa ultrapassa­r a América do Sul em Mundiais: 11 vitórias contra 9

finais foram disputadas por duas associadas da UEFA.

Este domínio é uma tendência desde o princípio das eliminatór­ias. Basta dizer que apenas numa ocasião (em 2010, na África do Sul) as seleções europeias não estavam, pelo menos, em igual número (4) do que as oriundas dos restantes quatro continente­s. E mesmo nessa edição acabou por ser a Espanha a sagrar-se campeã, vencendo... a Holanda.

Só as equipas sul-americanas têm batido o pé às europeias e ainda não será este ano que a história será diferente, uma vez que a América do Norte, África e Ásia já não têm representa­ntes. Mas a missão de Brasil e Uruguai afigura-se complicada.

Apenas por uma vez uma fase final disputada na Europa não foi ganha por uma equipa do continente. Algo que ocorreu precisamen­te há seis décadas, quando o Brasil derrotou na Suécia a anfitriã por 5-2.

Os suecos não tiveram sorte, mas seis organizado­res conseguira­m levantar o troféu em casa: Uruguai (1930), Itália (1934), Inglaterra (1966), Alemanha (1974), Argentina (1978) e França (1998). A Rússia quer ser o 7º.

 ??  ??
 ??  ?? Harry Kane é a grande estrela da Inglaterra, que parece ter um quadro favorável
Harry Kane é a grande estrela da Inglaterra, que parece ter um quadro favorável

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal