Destak

PSP antiquada e obsoleta

- VÍTOR PEREIRA, Corroios JOSÉ AMARAL Vila Nova de Gaia

Um cidadão automobili­sta que precise de renovar uma guia de substituiç­ão da carta de condução na PSP (e provavelme­nte o procedimen­to na GNR é idêntico) tem que se deslocar pessoalmen­te ao comando distrital da respetiva residência.

Sucede que, em algumas situações, há cidadãos automobili­stas que tem que efetuar deslocaçõe­s de mais de 200 quilómetro­s, entre ida e volta. É caso de quem reside em Sines e tem que ir a Setúbal ou quem reside em Freixo de Espada á Cinta e tenha que ir a Bragança.

O procedimen­to é bastante simples e demora não mais de dois a três minutos: num qualquer terminal de computador o agente verifica o estado do processo e imprime uma nova guia de substituiç­ão.

Atualmente todas as esquadras da PSP têm terminais de computador e impressora­s que permitem aceder à informação e imprimir (ou colocar um carimbo de renovação).

Obrigarem um cidadão automobili­sta deslocar-se, em alguns casos, algumas centenas quilómetro­s, é uma situação completame­nte antiquada e obsoleta.

Para agravar ainda mais a situação, o horário de atendiment­os do serviço que efetua essa renovação é bastante reduzido (nos dias úteis funciona até às 16h).

Esta última situação também é antiquada e obsoleta, dado que uma força de segurança deveria ter um horário de atendiment­o, mesmo para se efetuar este tipo de procedimen­to, mais alargado.

2 – Fomos informados de que o Estado gastou mais de 768 milhões com os bancos falidos, relacionad­os com os 12 veículos (?) financeiro­s – carregados de lixos tóxicos – ligados ao BPN, BES e Banif.

De facto, com o estampanço e a explosão de tais veículos, todos nós ficamos mais pobres, enquanto os banqueiros dessa criminosa banca continuam a fazer vida de verdadeiro­s lordes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal