Destak

Quarta maior subida no preço da habitação

Custo para comprar casa subiu 12,2% em Portugal no 1º trimestre, quando a média da UE foi de 4,7%.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Oíndice de preços da habitação registou um aumento de 12,2% entre janeiro e março no território nacional. Esta é a quarta maior subida percentual na União Europeia, onde o incremento médio foi de 4,7%. Ou seja, o custo da habitação subiu 1,6 vezes mais em Portugal do que na generalida­de dos países europeus. A diferença sobe para 1,7 vezes se a comparação for feita só com a Zona Euro.

Esta tendência para um maior encarecime­nto em Portugal estende-se à comparação trimestral. As casas ficaram mais caras 3,7% do último tri- mestre de 2017 para o primeiro de 2018. Uma vez mais, apenas três Estados-membros registaram uma percentage­m mais alta. Como a média comunitári­a foi de 0,7%, a subida em Portugal foi 5,3 vezes superior.

Bancos dão 25 milhões por dia

Os empréstimo­s concedidos pelos bancos a particular­es para habitação em maio totalizara­m os 815 milhões de euros, o que evidencia uma nova subida no crédito atribuído após a diminuição para 783 milhões em abril. Desde o início do ano, o montante dado pela banca para a compra de casa ascende a 3784 milhões de euros, o que dá uma média diária de 25 milhões de euros. Em maio, o crédito para consumo e outros fins totalizou, respetivam­ente, 815 milhões e 162 milhões de euros.

 ??  ?? Eurostat aponta para tendência de maior encarecime­nto das casas
Eurostat aponta para tendência de maior encarecime­nto das casas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal