Destak

Prolongame­nto para a felicidade

Pelo terceiro encontro consecutiv­o, a Croácia teve que jogar 120 minutos, mas no fim o esforço valeu a pena e a seleção dos Balcãs chega à sua primeira final.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Osentido de justiça é relativo no futebol, mas ninguém poderá dizer que a Croácia não trabalhou muito para alcançar o seu maior feito na modalidade. Depois de passar pelos penáltis para eliminar duas seleções que pareciam ao seu alcance, os croatas voltaram a jogar 120 minutos, mas desta vez impuseram-se no prolongame­nto

Só a Bélgica marcou mais golos (14) do que a Croácia (12), que tem mais um golo sofrido (5) do que a França (4)

a uma Inglaterra com mais história, que teoricamen­te estaria mais fresca, mas que voltou a tombar pela defesa.

Se os britânicos não voltam a uma final depois do torneio caseiro que venceram em 1966, devem-no em parte a um dia menos feliz de Kane mas sobretudo aos habituais erros na retaguarda, especialme­nte no que toca aos centrais. A equipa de Southgate até entrou melhor na partida, aparenteme­nte benefician­do do maior descanso, e chegou à vantagem num livre direto batido de forma magistral por Trippier – a Inglaterra deixa o Mundial com 9 em 12 golos marcados de bola parada.

Manietada por uma pressão alta que era eficaz, a Croácia nunca causou grande perigo na 1ª parte e poderia mesmo ter ficado a perder por 2-0 se Kane não se tivesse mostrado estra- nhamento perdulário. Após o intervalo o ritmo e o rumo do encontro mudaram. A Inglaterra recuou linhas, o que permitiu a Modric e Rakitic assumirem o jogo. O que naturalmen­te resultou em perigo.

Perisic empatou aos 68 e, já num prolongame­nto totalmente dominado pela equipa dos Balcãs, assistiu Mandzukic para o 2-1 final aos 109’. No domingo, a Croácia enfrenta a França com quem perdeuname­ia-finaldomun­dialde98.

 ??  ??
 ??  ?? Apesar de novo sofrimento, os croatas expressara­m o seu contentame­nto
Apesar de novo sofrimento, os croatas expressara­m o seu contentame­nto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal