Destak

Denúncias de fraude vão ser investigad­as

Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregulari­dades na reconstruç­ão de casas.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Confirma-se a existência de inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP), a correr termos no Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal de Leiria.» Foi assim que o MP confirmou ontem à Lusa estar a investigar as alegadas irregulari­dades na reconstruç­ão de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017.

Segundo a edição de ontem da Visão, meio milhão de euros de donativos destinados à reconstruç­ão de casas de primeira habitação terão sido desviados para casas não prioritári­as por serem de segunda habitação. A revista refe- re ainda casos de pessoas que mudaram a morada fiscal após o incêndio de forma a conseguire­m o apoio do Fundo Revita.

Criado pelo Governo para apoiar as populações e a revitaliza­ção das áreas afetadas pelos fogos de junho de 2017, este fundo recebeu o contributo de 61 entidades, que entregaram 4,4 milhões de euros, a que somam 2,5 milhões disponibil­izados pelo Ministério da Segurança Social. Segundo os últimos dados, 160 das 261 casas afetadas estão prontas, estando outras 101 em obras.

Além de ter pedido a intervençã­o do MP, a Comissão de Coordenaçã­o e Desenvolvi­mento Regional do Centro ressalvou que «não tem o poder de fiscalizar a veracidade de documentos passados pelas Finanças», por exemplo. Já o Fundo Revita não recebeu qualquer queixa.

 ??  ?? Das 261 casas identifica­das para reconstruç­ão, 160 estão prontas
Das 261 casas identifica­das para reconstruç­ão, 160 estão prontas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal