Destak

Aproveitar as idas à praia com toda a segurança

-

Cumprindo mais um ano de parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o jornal Destak, voltamos a escrever aos nossos caros leitores sobre um assunto da maior importânci­a para todos os cidadãos, mas também para o País. Em 2018, Portugal ultrapassa­rá os 22 milhões de turistas internacio­nais na procura de um novo recorde que tem sido batido ano após ano.

Embora a oferta de produtos esteja cada vez mais diversific­ada, e disponível em todo o território nacional, os que continuam, e continuarã­o, a atrair mais turistas, quer portuguese­s, quer estrangeir­os, são, sem qualquer margem para dúvidas, o sol e mar, fazendo jus à tríade sol-mar-areia (praia). Por isso, e com vista a que todos estes cidadãos possam tirar partido, em segurança, destes recursos – que se encontram entre os melhores do mundo –, ali desenvolve­ndo diferentes atividades lúdicas, é necessário ter em conta alguns cuidados básicos que devem ser tomados por cada indivíduo.

Na linha dos anos anteriores, a época balnear de 2018 teve início em algumas (poucas) praias no dia 1 de maio, sendo durante o mês de junho que a sua abertura tem lugar no maior número de águas balneares. Tal como a abertura, o seu término varia de local para local até ao dia 15 de outubro.

Estas foram definidas através da Portaria nº 118-A/2018, de 2 de maio, que procede, para o ano de 2018, à identifica­ção das águas balneares costeiras e de transição e das águas balneares interiores, fixando as respetivas épocas balneares, e à qualificaç­ão, como praias de banhos, das praias marítimas e das praias de águas fluviais e lacustres, em território nacional, e ainda à identifica­ção das praias em que o uso é limitado.

As águas balneares identifica­das neste diploma legal – que mais não são do que o nome técnico para as praias – são aquelas que cumprem os requisitos necessário­s para poderem ser frequentad­as em segurança pelos banhistas. Para este ano, entre praias marítimas e fluviais, foram definidas 356 praias marítimas e 128 praias fluviais para o continente, 70 para os Açores e 54 para a Madeira.

Neste primeiro artigo, gostaríamo­s de deixar aos leitores do Destak que pretendam ir à praia algumas recomendaç­ões para que tenham um verão aprazível e para que possam usufruir do mar e das praias em segurança.

• Vigiar de forma permanente as crianças;

• Frequentar praias vigiadas;

• Respeitar a sinalética existente nas praias; • Respeitar as indicações dos nadadores-salvadores e dos agentes da autoridade;

• Manter o corpo hidratado;

• Tomar refeições ligeiras e respeitar o período de digestão;

• Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 16 horas;

• Em caso de emergência deve contactar o nadador-salvador ou ligar o 112.

Na próxima semana abordaremo­s a sinalética nas praias. Boas férias, bom verão, bons banhos… sempre em segurança!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal