Destak

Terminal de Leixões: 300 mil em três anos

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Terminal de cruzeiros em Matosinhos registou em três anos mais de 300 mil passageiro­s e 426 navios. No 1º semestre de 2018 registaram-se 50 mil turistas.

Através de comunicado divulgado ontem, dia em que aquele terminal cumpriu três anos de atividade, a APDL - Administra­ção dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo adiantou que o balanço do 1º semestre deste ano do movimento de passageiro­secruzeiro­semleixões­registou«um incremento de 38% face a igual período de 2017». «Hoje estamos de parabéns e é com grande entusiasmo que o afirmamos. Ao longo dos últimos três anos temos captado a atenção e o interesse das maiores companhias de cruzeiro mundiais. Temos sido uma das principais portas de entrada na região e temos renovado, ano após ano, o recorde de movimento de navios e passageiro­s», sustentou a APDL, citada naquela nota.

«Navios cada vez maiores»

De acordo com a APDL, o terminal de cruzeiros, que «representa 81% do movimento de passageiro­s», deverá receber, «até ao final do ano, um total de 110 mil passageiro­s, renovando o recorde que ano após ano vem alcançando».

Já «a estação de passageiro­s de Leça da Palmeira deverá fechar 2018 com um total de 45.757 turistas em trânsito, o que representa­rá 19% do total do movimento de passageiro­s em Leixões previsto para todo o ano».

A APDL especifico­u ainda que, dos 56.423 passageiro­s que nos primeiros meses do ano circularam por Leixões, 27% são ingleses, 14% alemães e 9% americanos, vindos a bordo de navios cada vez maiores» – segundo a APDL, o terminal de cruzeiros de Matosinhos «tem capacidade para receber a maior parte de navios da atual frota mundial até um limite de 300 metros, podendo, em casos excecionai­s, ser superior».

«Em 2018, o porto de Leixões prevê o melhor resultado de sempre na atividade de cruzeiros, estimando fechar o ano com 105 escalas registadas e cerca de 110 mil passageiro­s. Estes números representa­m um aumento, face a 2017, de 5% em navios e de 15% em passageiro­s, e representa­rão um gasto estimado de cerca de 8 milhões de euros na oferta turística da região», sustentou.

 ??  ?? Exposição “A Conspiraçã­o das Formas” celebra o 3º aniversári­o da infrastrut­ura
Exposição “A Conspiraçã­o das Formas” celebra o 3º aniversári­o da infrastrut­ura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal