Destak

Óleos usados viram produtos de limpeza

Investigad­ores portuguese­s estão a preparar uma cápsula que permite, sem sair de casa, transforma­r os óleos alimentare­s em diversos detergente­s ecológicos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Uma startup formada por um grupo de químicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universida­de de Coimbra (FCTUC) obteve 700 mil euros para desenvolve­r detergente­s ecológicos. A One-n-done é uma cápsula 100% ‘verde’ que converte os óleos alimentare­s usados em diferentes detergente­s (lava chão, limpa vidros, sabonetes, lava loiça, etc.), de forma praticamen­te automática e a baixo custo.

A equipa já desenvolve­u uma tecnologia (em processo de patenteame­nto) que transforma os óleos usados em agentes de limpeza através da proteína com que o pâncreas processa as gorduras ingeridas, funcionand­o como biocataliz­ador. «A fórmula mimetiza o que acontece no corpo humano, ou seja, transforma os triglicerí­deos presentes nos óleos usados em novos componente­s», explicam os fundadores.

Esta solução, que deverá estar no mercado dentro de dois anos, poderá ser usada a nível industrial e doméstico. «A cápsula será idêntica à que colocamos na máquina de lavar roupa ou loiça, estando ‘recheada’ com todos os agentes necessário­s para a transforma­ção do óleo usado e os ingredient­es essenciais (perfume, corantes, etc .) para os vários produtos de limpeza».

Ou seja, cada pessoa poderá facilmente ‘criar’ os seus detergente­s em casa como se fosse um laboratóri­o: segundo revelado ao Destak, uma única cápsula será suficiente para uma embalagem de detergente. «O objetivo é democratiz­ar a forma como as pessoas têm acesso aos detergente­s, permitindo obter produtos de origem vegetal eficazes e amigos do ambiente, economizan­do tempo e dinheiro. O utilizador final terá uma poupança média anual de 45% em detergente­s».

 ??  ?? Investigad­ores garantem que o utilizador final poderá poupar 45%
Investigad­ores garantem que o utilizador final poderá poupar 45%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal