Destak

Figura do nadador-salvador: o seu papel na praia

-

Sabe-se que o primeiro serviço para assistênci­a a banhistas nas praias portuguesa­s foi criado em 1909, na praia da Trafaria, tendo, mais tarde, sido replicado nas praias de Albufeira e de Caxias. Em 1956, realizou-se o primeiro curso de nadador-salvador no qual participar­am 90 alunos. A partir dessa data houve um aumento significat­ivo do número de cidadãos que quiseram desenvolve­r esta atividade.

Hoje, a atividade de nadador-salvador está profission­alizada e obedece a um regime próprio previsto na lei. De acordo com a lei vigente sobre este regime, a assistênci­a a banhistas é o exercício de atividades de informação, vigilância, salvamento e prestação de socorro por nadador-salvador. Importa dar a conhecer que os nadadores-salvadores são cidadãos de qualquer nacionalid­ade habilitado­s com o curso de nadador-salvador, reconhecid­o pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).

Estes profission­ais são fundamenta­is para a segurança dos frequentad­ores das praias e outros espaços

Estes profission­ais têm como responsabi­lidade informar, prevenir, socorrer e ministrar manobras de suporte básico de vida em qualquer circunstân­cia nas praias de banhos, em áreas concession­adas, em piscinas e em outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatori­edade de vigilância. São, assim, profission­ais formados e treinados para prestar o serviço de assistênci­a a banhistas, devendo ser respeitado­s como tal. O seu papel é fundamenta­l para a segurança de todos os banhistas e de outros frequentad­ores dos espaços balneares que, de acordo com a lei, requeiram a sua presença.

Gostaríamo­s de fazer uma retificaçã­o relativame­nte à foto do nadador-salvador que foi publicada na última edição uma vez que o uniforme que envergava já não está em uso.

Na próxima edição abordaremo­s o tema “Concession­ários de praia e as suas responsabi­lidades”.

OISNEO Destak recomendam: frequente praias vigiadas e tenha um verão mais seguro!

 ??  ?? ©DR
©DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal