Destak

«Nunca seria agente secreta»

É uma das novas personagen­s de “Missão: Impossível - Fallout”, o 6º capítulo de uma saga que não pára de surpreende­r. Angela Bassett levanta um pouco o véu.

- JOHN-MIGUEL SACRAMENTO, em Hollywood

Esperem, vamos deixar que haja tempo para que todos recuperemo­s um pouco a compostura. Prontos? Aqui vai: Angela Bassett, aquela força da natureza com o melhor nervo de aço e as maçãs de rosto mais colossais, faz daqui a uns dias 60 anos. Soltem-se foguetes, hurras sonoros, dirigíveis apinhados de pétalas que depois serão arremessad­as das escotilhas como cascatas de rosas exaladas do além. Ela é o novo clássico, o corpo e a fúria e a energia que já deram vida de cinema à Tina Turner, à Betty esposa do Malcolm X e às panteras mais negras de África. Ela não se limita a representa­r. Marca presença e diz onde ficaoponto­finaldaque­stão.haveráno firmamento olhos que atirem setas tão fulminante­s ou lábios que profiram frases tão incontestá­veis? Haverá outro fí- sico correto e firme, como uma estátua perfeita da antiguidad­e, que nos agracie com movimentos baléticos apesar de estar metido em tailleur de luxo, saia travada ou costume social que é urgente mudar? Repito, Angela Bassett, agora no novo Missão: Impossível ao lado de Tom Cruise, chegou para nos encadear em toda a sua mestria dramática. Vai fazer 60 anos. Há um novo vulto no oráculo das divinas veteranas.

Como é a primeira vez que apareço nesta série, ainda não há uma grande evolução no meu percurso dentro da trama. A situação é esta: trago alguns pesos pesados comigo. Por exemplo, tenho comigo a personagem do Henry Cavill, um homem que me inspira confiança como mais ninguém. De resto, aquilo que posso dizer é apenas isto: ela é uma força decisiva, tem um poder hierárquic­o determinan­te, está habituada a ser subestimad­a e é o tipo de pessoa que talvez se veja obrigada a reajustar a opinião que os outros têm dela.

«Fico sempre com a impressão de que todos conseguem ler na minha cara aquilo que se passa»

Qual foi, na sua vida, a missão mais impossível que acabou por levar a bom porto?

Conseguir fazer parte destes filmes de aventura e espionagem. Nunca imaginei que fosse possível e, por isso, não estava nada à espera que este emprego me fosse oferecido. Foi tão bom receber aquela

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal