Destak

Plano completo para um verão ambiental

A Sociedade Ponto Verde deixa vários conselhos para um comportame­nto mais amigo do ambiente nesta altura do ano, tanto dentro como fora de casa.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Com a chegada do calor, não deixe que a moleza impeça os bons hábitos essenciais para preservar um ambiente cada vez mais ameaçado. E muitos desses cuidados começam em casa, nomeadamen­te com o uso da água. Aproveite o verão para banhos mais rápidos e para fechar a torneira sempre que não estiver a usar a água – enquanto esta aquece, use um depósito que pode servir para regar as plantas.

A máquina de secar roupa dá imenso jeito, mas o tradiciona­l estendal é melhor para a carteira e para o ambiente. Secando a roupa ao ar livre vai reduzir os gases com efeito de estufa, além de que os raios ultraviole­ta de- sinfetam os tecidos. Para aproveitar o bom tempo, coloque móveis usados no terraço ou na varanda e se preferir novos opte pelos 100% reciclávei­s.

Reciclar as embalagens

Esteja sozinho ou acompanhad­o de família e amigos, separe sempre o lixo. As embalagens de vidro vão para o ecoponto verde, mas as de take-away, normalment­e compostas por alumínio ou plástico, devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Tal como as embalagens de bebidas, desde as latas de cerveja aos pacotes de leite ou refrigeran­tes.

Saiba que cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo. Ou que obter alumínio a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária para a produção a partir de minérios.

Nesta missão pelo ambiente, fora de casa há outras tantas precauções que pode tomar:

Além de ser um programa diferente em família que pode fazer na cidade, esta opção não produz qualquer tipo de poluição. De norte a sul, há mais de duas centenas de circuitos para pedalar.

Uma ida à praia, um festival, um piquenique ou um passeio são algumas das atividades que pode fazer fora de casa e, para a eventualid­ade de não encontrar um ecoponto – embora o Sistema Ponto Verde abranja 100% do território nacional, com mais de 43 mil ecopontos – leve um saco consigo e, logo que possível, coloque cada embalagem no devido lugar.

Além dos sacos pequenos para separar os resíduos produzidos, que pode depositar nos ecopontos à saída da praia, não deixe beatas na areia, porque estas não são biodegradá­veis.

Se vai pela rua a beber o resto da água que lhe sobrou do almoço ou se termina um pacote de sumo ou de bolachas na paragem do autocarro, coloque as embalagens no ecoponto amarelo.

Seja em feiras, romarias ou festivais, não se esqueça de juntar a reciclagem à festa. Só assim irá atenuar o impacto das centenas de espetáculo­s que se realizam todos os anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal