Destak

Oito ideias falsas sobre as feridas

-

1. Cicatrizam melhor ao ar e devem ser mantidas secas. As feridas cicatrizam mais rápido e eficazment­e em ambiente húmido, pelo que só devem ficar ao ar quando devidament­e cicatrizad­as.

2. A crosta é positiva. O leito da ferida ao secar forma a crosta que, além de acumular tecido não viável e bactérias, dificulta as células formadas de cobrir a ferida.

3. Quanto mais profunda, mais dolorosa. É precisamen­te o contrário, devido ao elevado número de fibras nervosas que estão abaixo da epiderme. Os abrasões e as queimadura­s são mais dolorosos.

4. As pequenas não precisam de penso. O penso é sempre necessário para manter o ambiente húmido.

5. Desinfetar sempre. As feridas também podem ser limpas com água da torneira tépida ou com soro fisiológic­o para prevenir a infeção e ajudar à cicatrizaç­ão.

6. Utilizar algodão na limpeza. Este material liberta pequenas fibras difíceis de remover quando a ferida inicia o seu processo de cicatrizaç­ão. 7. “Bolha” do calçado deve ser seca com álcool. Deve aliviar a pressão da zona afetada e aplicar um penso adequado, como os de película de poliuretan­o.

8. Tratar com antibiótic­os tópicos ou sistémicos. Esta prática levanta problemas com futuras resistênci­as aos antibiótic­os, que são indicados apenas quando há sinais de infeção profunda e sistémica.

 ??  ?? © ILUSTRAÇÕE­S: NEWS ENGAGE
© ILUSTRAÇÕE­S: NEWS ENGAGE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal