Destak

Guia para ajudar a tratar as feridas

Existem vários tipos de ferimentos. Saiba como tratá-los convenient­emente em cada situação e fique ainda a conhecer oito mitos nesta área que deve evitar.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Seja durante o que falta das férias ou mesmo durante as atividade letivas que estão prestes a iniciar-se, é normal que ocorram alguns acidentes que podem resultar em feridas, umas mais ligeiras do que outras. Uma realidade a que os mais novos estão sujeitos com maior regularida­de. Para não ser apanhado despreveni­do, a News Engage cedeu ao Destak um guia onde pode ficar a saber tudo o que precisa.

Desde logo o tipo de feridas. Há arranhões superficia­is (que podem ser tratados em casa com produtos desinfetan­tes) e profundos, onde a superfície da ferida deve ser comprimida até parar de sangrar. A retirada de objetos estranhos pode agravar o problema e, caso não haja uma evolução favorável após o tratamento inicial, deve procurar-se um médico.

As feridas por perfuração têm um risco muito elevado de infeção e devem ser desinfetad­as e cobertas com um penso – além disso, a vacina contra o tétano deve estar em dia.

Quanto às bolhas, de preferênci­a não devem ser perfuradas, mas poderão ser esvaziadas caso estejam em locais de pressão (como o pé), o que deve ser feito com uma agulha esteriliza­da em vários pontos.

Um corte pequeno deve ser desinfetad­o e coberto com um penso com- pressivo. Um corte grave deve ser comprimido durante 10 minutos até que pare de sangrar. É aconselháv­el ir ao médico.

As mordeduras, mesmo que humanas, estão sempre contaminad­as, pelo que a desinfeção é obrigatóri­a. Se não tiver a vacina do tétano em dia procure de imediato um médico.

O que fazer então?

Lave a ferida e a zona circundant­e com um sabão antissétic­o (ou então só água e sabão). Retire a espuma com soro fisiológic­o ou água corrente. Aplique uma solução cutânea (em feridas mais superficia­is) ou pomada (naquelas mais profundas) na zona afetada e proteja-a com um penso ou uma compressa.

A Betadine é uma boa alternativ­a porque é uma opção mais rápida, eficaz, cómoda e cicatrizan­te.

Arranhões, feridas por perfuração, bolhas, cortes e mordeduras são os vários géneros de ferimento

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal