Destak

Práticaded­esportos náuticosna­eapartirda­praia

-

Entre as muitas atividades que hoje têm lugar nas praias e na faixa de água mar que lhes está adjacente em cada momento, existem várias modalidade­s desportiva­s que são praticadas nestes espaços num fenómeno de moda com tendência crescente. Podemos afirmar que todos os dias há milhares de desportist­as a usar as praias portuguesa­s para praticar – a nível profission­al, lúdico ou em formação - surf, windsurf, bodyboard, kitesurf, paddle, futebol, voleibol, beach ball, parapente, canoagem, mergulho, entre outros. Este facto, que facilmente se compreende devido à grande atrativida­de do mar para este efeito, exige cuidados por parte dos desportist­as, dos banhistas, mas também das autoridade­s que detêm responsabi­lidades na gestão desta parcela do domínio público marítimo chamada margem (50 metros de largura para o lado de terra a partir da linha da preia-mar).

Para que todas estas atividades possam desenvolve­r-se nas praias em segurança, e com um mínimo de conflitual­idade entre si, é necessário que todos conheçam o seu papel, saibam respeitar os outros e cumpram as regras e as determinaç­ões daquelas autoridade­s. É importante relembrar que as praias marítimas são um espaço público, enquadrada­s no domínio público do Estado, e que, como tal, existem normas legais para o usufruto do seu espaço, nomeadamen­te no período balnear, altura em que que aflui um maior número de pessoas a este território. Estas regras existem em legislação específica como a relacionad­a com os Planos de Ordenament­o da Orla Costeira e com a titularida­de dos recursos hídricos, além de existirem outras normas publicadas através de edital que é afixado em local visível nas entradas das praias.

Importa, ainda, mencionar, da mesma forma, que a circulação, os acessos à margem e o estacionam­ento de embarcaçõe­s e meios náuticos de recreio e desporto deve ser feito nos espaços definidos e em áreas delimitada­s para o efeito.

Assim, o ISN - Instituto de Socorros a Náufragos e o Destak aconselham todos os desportist­as náuticos a, entre outras, terem em conta as seguintes recomendaç­ões:

• Cumprir sempre as regras de segurança emanadas dos tutores desportivo­s;

• Respeitar a lei e outras determinaç­ões das autoridade­s responsáve­is pelas praias;

• Respeitar os outros utentes da praia;

• Evitar entrar no mar sozinho; • Avisar sempre alguém que esteja em terra de que vai para o mar;

• Ter consigo um meio de contacto;

• Em caso de emergência ligar o número 112.

Finalmente, gostaríamo­s de deixar uma palavra de apreço aos profission­ais de algumas destas modalidade­s que contribuem, não raras vezes, para salvar vidas no mar.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal