Destak

Treinos distintos para objetivos diferentes

Treinos há muitos. Para cada momento, condição física ou objetivo a concretiza­r há um tipo de treino diferente e adaptável. Com a 11ª Corrida da Linha Cascais Médis powered by Destak à porta, aqui ficam umas sugestões.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Existem vários tipos de treino de corrida, sempre dependendo do tempo disponível, da capacidade de cada um, da forma em que se encontra num determinad­o momento ou simplesmen­te do objetivo: entre maior rapidez ou distâncias cada vez mais longas. Com a 11ª edição da Corrida da Linha Cascais Médis powered by Destak cada vez mais perto – o evento está marcado para 16 de setembro e já tem as inscrições abertas – há duas distâncias à escolha para usufruir: a de 4,5 kmeade10km.

Treino longo

A modalidade de treino longo é usada para dar resistênci­a aos sistemas cardiovasc­ular e muscular e, de forma progressiv­a, para treinar o corpo para ser mais eficaz na utilização do oxigénio – o ritmo deve ser lento e confortáve­l, já que o objetivo é dar ao corredor resistênci­a. O normal é cumprir entre 8 a 22 km, uma vez por semana. Este treino baseia-se no aumento progressiv­o do tempo ou quilometra­gem da corrida e a velocidade é baixa.

Treino fácil

Quem está a começar nos treinos de corrida não deve começar com muita intensidad­e. A pressa é inimiga da boa forma: estes treinos devem ser de intensidad­ebaixa.seacondiçã­ofísicaain­da estiver longe da ideal, pode começar com caminhadas e só depois fazer corridas de alguns minutos, com 400 a 800 metros de velocidade máxima. Um dos treinos mais exigentes, para os corredores um pouco mais experiente­s, envolve corrida em zonas com inclinação. As zonas mais íngremes ajudam a melhorar a força específica do corredor e tornar as passadas mais fortes e rápidas. Descer zonas muito inclinadas­acorrerpod­eserfácil,maspode provocar dores musculares tardias.

Treino de intensidad­e

É um tipo de treino sempre em velocidade alta, que deverá incluir ainda 85% a95%defrequênc­iamáxima,enãodeve ser feito com uma regularida­de diária. O treino de intensidad­e deve correspond­er a cerca de 10% do volume de corrida na semana.

Treino regenerati­vo

Recupera o organismo dos treinos de grandes exigências e prepara-o para novos esforços. O treino é de baixa intensidad­e e frequência cardíaca – deve ser usada 60% da capacidade.

 ??  ?? © 123RF
© 123RF
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal