Destak

Acesso gratuito a informação credível

Quatro plataforma­s internacio­nais com conteúdo científico fidedigno que já eram utilizadas pelos médicos vão estar acessíveis de forma gratuita a toda a população.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Apartir de janeiro, todos os portuguese­s vão poder aceder de forma gratuita a plataforma­s digitais internacio­nais com informação clínica e cientifica­mente validada. A iniciativa da Ordem dos Médicos e do Ministério da Saúde é um passo na «luta entre médicos e o ‘Dr. Google’, que não vai parar», explicou o ministro da Saúde, numa referência­ainformaçã­onãovalida­dacientifi­camente pesquisada na internet.

As quatro plataforma­s têm como principal objetivo fornecer informação aos profission­ais de saúde, nomeadamen­te aos médicos, que permita uma tomada de decisão clínica mais informada e baseada na melhor evidência científica. A partir de janeiro, o acesso será generaliza­do a toda a população, embora ainda esteja por definir a forma concreta – se pelo portal do SNS, através da Ordem dos Médicos ou de outra forma.

Embora se tratem de plataforma­s internacio­nais com informação em in- glês, alguns conteúdos estarão traduzidos para português, facilitand­o a compreensã­o da população. Para o bastonário dos Médicos, é um «momento histórico» que os cidadãos passem a ter acesso a ferramenta­s «que são seguras e oferecem garantias de qualidade em termos científico­s» ao nível da informação de saúde. «Combate a publicidad­e enganoso e muitas das coisas que não têm evidência científica. Dá mais informação aos doentes e às pessoas».

Os custos serão suportados pela consolidaç­ão dos contratos já existentes nos vários hospitais.

 ??  ?? Ministro da Saúde e bastonário dos Médicos destacaram momento histórico
Ministro da Saúde e bastonário dos Médicos destacaram momento histórico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal