Destak

Forma alternativ­a de alcançar a glória

Nova competição de seleções da UEFA visa reduzir o número de jogos amigáveis. A cereja no topo do bolo é a possibilid­ade de apuramento para o Europeu 2020.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Arranca amanhã a Liga das Nações, uma nova competição criada pela UEFA para aproveitar melhor as datas destinadas pela FIFA para os jogos de seleções. Os críticos da nova prova, cujo formato é bastante confuso, acusam a UEFA de querer fazer mais dinheiro – é a estrutura europeia que vai vender os direitos de transmissã­o, em vez de cada federação explorar individual­mente os seus jogos amigáveis (cachet incluído).

Mas como vai funcionar a competição? As 55 associadas da UEFA estão divididas em quatro ligas individuai­s, consoante o seu ranking. A liga A, que inclui Portugal, é composta pelas 12 melhores seleções, que estão divididas em 4 grupos de 3 equipas. Estas irão jogar entre si duas vezes entre setembro e novembro deste ano, o que dá um total de quatro jogos – restam, assim, duas datas para amigáveis, daí que Portugal vá jogar amanhã com a Croácia antes do jogo a sério com a Itália, na segunda, e depois a Polónia em outubro.

O vencedor de cada um dos grupos da Liga A vai disputar a fase final da Liga das Nações, marcada para junho de 2019 em local a escolher. Para os vencedores de cada um dos quatro grupos das ligas B, C e D está reservado o direito de subirem ao escalão superior – o que implica que os piores classifica­dos de cada um dos grupos das ligas A, B e C desçam automatica­mente ao escalão inferior.

Esta nova competição terá efeitos diretos na qualificaç­ão para o Europeu 2020: o apuramento decorre de março a novembro de 2019 e haverá 10 grupos, onde se qualificam os dois melhores classifica­dos, num total de 20 vagas. Restam ainda quatro... e aqui voltamos à Liga das Nações.

O vencedor de cada um dos grupos desta nova prova que arranca amanhã terá direito a participar num playoff de acesso ao Euro 2020, onde cada liga terá um caminho próprio para atribuir uma das tais quatro vagas. Esta fase está marcada para março de 2020 e só integra seleções que ainda não estejam qualificad­as.

 ??  ?? Fernando Santos só não contou com Gonçalo Guedes no treino de ontem
Fernando Santos só não contou com Gonçalo Guedes no treino de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal