Destak

Falta de lugares para deslocados

À escassez de vagas nas residência­s universitá­rias junta-se o mercado privado, com preços cada vez mais altos, sobretudo nas grandes áreas metropolit­anas.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Dados oficiais de 2016/2017 apontam para a existência de 192 residência­s universitá­rias, com 15 370 camas e 9075 quartos. Números que ficam longe do que seria necessário, segundo o Plano Nacional para o Alojamento lançado em maio.

No último ano letivo, 30% dos alunos do ensino superior na área metropolit­ana de Lisboa eram deslocados, mas as residência­s universitá­rias só tinham lugar para 9,2%. Na área metropolit­ana do Porto as percentage­ns são de 35% e 9,7%. O Algarve é outra das regiões mais pressionad­as.

A isto junta-se a pressão urbanístic­a que tem feito o valor das rendas disparar no setor privado, sobretudo nos locais já referidos, com o valor mediano por metro quadrado nos novos contratos de arrendamen­to nos 6,06 euros (Lisboa), 4,58 euros (Porto) e 5 euros (Algarve). A mediana para Portugal situava-se nos 4,39 euros por metro quadrado.

Para tentar contrariar a escassez de oferta pública face à procura (13% de camas disponívei­s para 42,3% de estudantes deslocados a nível nacional), o Governo está a ultimar a celebração de protocolos para recuperar cerca de 30 imóveis para alunos.

Mais de 10% sem colocação

A redução de 5% nas vagas dos cursos das universida­des e politécnic­os de Lisboa e Porto refletiu-se nas colocações (-1,3%), mas como a procura não diminuiu, o resultado prático foi que milhares de jovens não entraram nas instituiçõ­es pretendida­s. A nível nacional, mais de 10% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior ficou sem vaga – colocados 43 992 alunos entre 49 362 candidatos.

 ??  ?? Inexistênc­ia de alojamento público suficiente é agravada pelos preços galopantes no arrendamen­to privado
Inexistênc­ia de alojamento público suficiente é agravada pelos preços galopantes no arrendamen­to privado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal