Destak

Um sétimo dos jovens não estuda ou trabalha

Relatório da OCDE também aponta que Portugal é o 4º país com os níveis de escolarida­de mais baixos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

No ano passado, 15,2% dos jovens entre os 18 e os 24 anos que viviam em Portugal estavam classifica­dos como “nem-nem”, expressão que designa aqueles que nem estudavam nem trabalhava­m. Um relatório ontem divulgado pela Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Económico (OCDE) aponta que a situação em Portugal é mais grave do que a média daquela organizaçã­o ou da União Europeia (14,5% e 14,3%).

O mesmo documento – que traça um extenso retrato de vários aspetos relacionad­os com a educação – des- taca Portugal como o 4º país com mais baixos níveis de escolarida­de entre os jovens adultos, só ultrapassa­do por México, Turquia e Espanha. Apesar de ser o país com a maior melhoria, três em cada dez portuguese­s entre os 25 e os 43 anos não tinham concluído o ensino secundário.

Professore­s ganham melhor

A OCDE também refere que os docentes portuguese­s têm um horário mais leve do que a média da OCDE, o que se deve em grande parte à redução da carga horária com o avançar da idade. A mesma razão (o envelhecim­ento do corpo docente, maioritari­amente acima dos 50 anos, onde os salários são mais altos) explica porque os professore­s em Portugal recebem mais do que outros trabalhado­res com formação superior.

 ??  ?? Corpo docente envelhecid­o explica horário reduzido e vencimento­s altos
Corpo docente envelhecid­o explica horário reduzido e vencimento­s altos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal