Destak

Os desafios da higiene urbana em Lisboa

- DUARTE CORDEIRO Vice-presidente da Câmara de Lisboa

Nas últimas semanas têm surgido notícias relativas à higiene urbana em cidades como Lisboa, Porto e na região do Algarve. Todas referem o aumento na produção de resíduos relacionad­o com a atividade económica e turística e as dificuldad­es sentidas, por parte dos municípios e freguesias, na resposta a esta realidade. Não há que esconder os problemas e no caso de Lisboa as notícias correspond­em a situações reais. O período do verão sempre foi o momento em que a cidade tem menor capacidade operaciona­l devido às férias dos trabalhado­res e, se no passado também correspond­ia a um período de menor atividade, hoje já não é assim. A recuperaçã­o económica e a expansão da atividade turística na capital, que arrasta sectores como a hotelaria e a restauraçã­o, gera maior produção de resíduos e maior exigência de limpeza.

Em Lisboa, vamos responder com o reforço de meios financeiro­s a quem tem de limpar e lavar as ruas – as freguesias – mobilizand­o recursos da taxa turística e vamos aumentar a exigência com quem suja, responsabi­lizando o comércio por limpar o passeio em frente ao seu estabeleci­mento, aumentando as coimas e sensibiliz­ando moradores e comerciant­es para as regras existentes. Todos temos de contribuir e as respostas não podem ser só colocar uma equipa de limpeza em cada esquina. Por fim, vamos continuar a adaptar a cidade alfacinha, reforçando os contentore­s enterrados, eliminando a deposição através de sacos na via pública e aumentando a eficiência no serviço de recolha.

A melhoria da limpeza de uma cidade implica maior exigência com o serviço público, mas também maior sentido cívico da comunidade local.

Sem isto falharemos todos na nossa missão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal