Destak

Cancro causa quase 29 mil mortes por ano

Um décimo da população portuguesa está em risco de morrer devido a uma doença oncológica.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Um quarto da população em Portugal corre o risco de desenvolve­r cancro até aos 75 anos e 10% poderá morrer de doença oncológica. Este é um dos dados que consta de um relatório da Agência Internacio­nal para a Investigaç­ão do Cancro, pertencent­e à Organizaçã­o Mundial de Saúde.

Para este ano, a agência estima que o número de novos casos de cancro em Portugal ultrapassa­rá os 58 mil, com as mortes a ascenderem a quase 29 mil. O cancro colorretal será o tipo com mais novos casos, prevendo-se a deteção de mais de 10 mil doentes. Seguem-se os cancros da mama (quase sete mil diagnóstic­os e o mais frequente entre as mulheres) e da próstata (mais de 6600 e o mais usual entre os homens).

O cancro do pulmão, que é o que mais doentes afeta em termos mundiais, surge em Portugal em quarto lugar de incidência, com a estimativa de mais de 5200 casos este ano.

Os maiores perigos

Mais de 18 milhões de novos casos de cancro e 9,6 milhões de mortes são estimados este ano em todo o mundo. Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres a nível global desenvolve cancro ao longo da vida.

Num relatório ontem divulgado, a OMS alerta que o tabaco, o álcool, o excesso de peso, a obesidade e as baixas coberturas vacinais estão a dificultar o progresso em alguns países europeus e podem reverter o aumento da esperança de vida.

 ??  ??
 ??  ?? © ERIC GAILLARD/REUTERS Estimativa­s apontam para mais de 58 mil novos casos diagnostic­ados em 2018
© ERIC GAILLARD/REUTERS Estimativa­s apontam para mais de 58 mil novos casos diagnostic­ados em 2018
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal