Destak

Maior número de passageiro­s em sete anos

Desde o 2º trimestre de 2011 que o INE não dava conta de tantos portuguese­s nos comboios nacionais.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Sob carris. A expressão aplica-se literalmen­te ao atual momento do transporte ferroviári­o, pelo menos no que toca ao número de utilizador­es. «No 2º trimestre de 2018, o número de passageiro­s transporta­dos por modo ferroviári­o cresceu 4,2% [em termos homólogos], a que correspond­eu um total de 37,5 milhões» de pessoas.

O destaque é feito pelo Instituto Nacional de Estatístic­a, sendo necessário recuar precisamen­te sete anos, ao 2º trimestre de 2011, para encontrar o último período em que mais portuguese­s andavam de comboio. O momento atual da ferrovia apoia-se no transporte suburbano de passageiro­s, com um cresciment­o de 5,1%. É neste subgrupo que estão 33,4 milhões de passageiro­s (89,1% do total).

Em sentido contrário, o tráfego interurban­o derrapou 2,2% para 4,1 milhões de passageiro­s e o tráfego internacio­nal decresceu 11,6% para os 64,9 mil passageiro­s. Estes dados surgem dois dias depois de o último Eurobaróme­tro ter revelado que apenas 10% dos portuguese­s utilizam o comboio regularmen­te. Ainda assim, os cidadãos nacionais são, na UE, os terceiros mais satisfeito­s com o serviço que é prestado.

Comboio dedicado a Setúbal

No contexto da Semana Europeia da Mobilidade, a Fertagus e a Câmara Municipal de Setúbal apresentam esta tarde um comboio com decoração inteiramen­te dedicada à cidade, com o tema “Setúbal é um mundo”.

 ??  ??
 ??  ?? © MIGUEL BALTAZAR Entre abril e junho deste ano, 37,5 milhões de pessoas andaram de comboio
© MIGUEL BALTAZAR Entre abril e junho deste ano, 37,5 milhões de pessoas andaram de comboio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal