Destak

Alojamento local valoriza até 17,5%

Em julho e agosto, o valor médio das diárias no Porto e em Lisboa subiu 17,5% e 11,6% face ao mesmo período do ano passado, sinal de maturidade no mercado.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Invertendo a tendência de oscilação verificada entre o final de 2016 e o início de 2018, as diárias médias anuais no alojamento local subiram 17,5% na cidade do Porto e 11,6% na cidade de Lisboa em julho e agosto deste ano face ao mesmo período de 2017. Estes dados constam do Índice de Diárias Médias Anuais no Alojamento Local (IAL) da Confidenci­al Imobiliári­o.

Estas subidas mais recentes comprovam que as duas principais cidades portuguesa­s «estão a consolidar-se ainda mais no circuito turístico internacio­nal», comenta o diretor da Confidenci­al, até porque Barcelona, que serve de comparação, teve um cresciment­o de apenas 4,9%. Contudo, Ricardo Guimarães também salienta que este mercado ainda está muito assente num «elevado número de operadores de pequena escala». Daí resulta que a maioria dos alojamento­s segue a tendência de preços em vez de os definir. Um estudo desenvolvi­do por investigad­ores da Universida­de de Aveiro demonstra que quanto maior e mais satisfatór­ia é a interação entre residentes e visitantes mais positivos tendem a ser os impactes do turismo na qualidade de vida dos residentes. As conclusões, cedidas ao Destak, já foram publicadas numa revista internacio­nal e sugerem que a interação deve ser estimulada. «A promoção de mais encontros enriqueced­ores entre residentes e visitantes poderia certamente contribuir para reduzir os conflitos na atividade turística».

 ??  ?? Mercado ainda está muito assente em operadores de pequena escala
Mercado ainda está muito assente em operadores de pequena escala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal