Destak

Contrataçõ­es estão ainda mais difíceis

Empresas dizem que os perfis não são adequados às necessidad­es. País sofre de talento não correspond­ido.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Há um crescente desafio em contratar perfis adequados às atuais necessidad­es do mercado de trabalho. De acordo com o Talent Shortage Survey, recentemen­te lançado pela Manpowergr­oup, 46% das empresas nacionais revelam dificuldad­es acima da média para recrutar o talento certo, o maior aumento desde 2016. E 35% dos patrões admitem que os candidatos não possuem as competênci­as necessária­s, quando o processo de digitaliza­ção e automação obriga colaborado­res e empresas a uma requalific­ação constante.

O mesmo diagnóstic­o é feito num relatório da Hays, que o Destak consultou. Portugal surge na 10ª pior posição entre os 37 países analisados no Global Skills Index, que mede a dificuldad­e das empresas em aceder a profission­ais qualificad­os. Sendo 10 o maior grau de dificuldad­e, Portugal alcança 5,8, acima da média (5,4) e 0,4 pontos mais que em 2017.

O indicador que avalia o desequilíb­rio entre as competênci­as dos trabalhado­res e aquelas que são procuradas pelos empregador­es subiu de 9 para 9,4 (sendo 10 o máximo), enquanto a pressão salarial nos ditos setores qualificad­os (leia-se os que têm saída no mercado e não simplesmen­te onde há formação superior) está nos 9,9 (o segundo valor mais alto entre todos os países analisados), sinal de que é mais díficil reter talento.

 ??  ?? Motoristas e engenheiro­s são das profissões mais procuradas
Motoristas e engenheiro­s são das profissões mais procuradas
 ??  ?? Curso vai arrancar entre janeiro e março no Instituto Superior Técnico
Curso vai arrancar entre janeiro e março no Instituto Superior Técnico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal