Destak

Reduzir carga fiscal ajuda a abrir negócio

Impostos são o que mais dificulta um género de empresas que é valorizado pelos portuguese­s.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

ODia do Negócio Próprio assinala-se na próxima terça-feira, mas a Metro já antecipou os resultados de um inquérito a dez mil pessoas, entre elas 1500 empresário­s em nome próprio, de dez países europeus, incluindo Portugal. E os impostos continuam a ser o maior entrave.

Os resultados, cedidos ao Destak, apontam que 36% dos donos de negócios próprios consideram ter demasiados impostos para pagar. Seis em cada dez dizem mesmo que reduzir e simplifica­r a carga fiscal é, de longe, a maior ajuda direta que pode- riam receber. Outras fontes de preocupaçã­o são a segurança dos seus rendimento­s (37%) e a situação económica em geral do país (36%).

Preferênci­a dos consumidor­es

Os negócios próprios são tidos em elevada consideraç­ão em todo o mundo, com 41% dos inquiridos neste estudo a reconhecer­em o grande contributo para a economia local que estes dão. Em Portugal, 37% dos consumidor­es consideram os negócios independen­tes importante­s para a diversidad­e na sua área de residência e 28% prefere fazer compras em negócios independen­tes por três razões principais: contributo importante à economia local (46%); qualidade superior de projetos independen­tes (31%); gostam de fazer compras a quem conhecem pessoalmen­te (40%).

 ??  ?? Negócios próprios são vistos como importante­s para a economia local
Negócios próprios são vistos como importante­s para a economia local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal