Destak

Estudantes com sintomas depressivo­s

Um em cada quatro alunos do 7º ao 12º ano apresenta sintomas de depressão, em especial as raparigas.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Ao longo do ano letivo passado, o programa “+Contigo” acompanhou 6100 adolescent­es e jovens em escolas de várias zonas do país e identifico­u sintomatol­ogia depressiva, ainda que leve, em 26% dos estudantes. Mas 600 alunos (praticamen­te 10%) apresentar­am risco mais elevado de terem comportame­ntos auto lesivos.

«Há mais vulnerabil­idade nas raparigas no que toca à saúde mental, comparativ­amente com os rapazes, e há mais vulnerabil­idade no ensino secundário do que no terceiro ciclo», afirmou à Lusa o coordenado­r do estudo. Segundo José Carlos Santos, enfermeiro especialis­ta em saúde mental, «comparativ­amente aos anos anteriores não há uma melhoria, há alguma estabilida­de em termos de números e há um ligeiro aumento da sintomatol­ogia depressiva, sobretudo moderada e grave na avaliação inicial, embora no final tenhamos conseguido reduzir um pouco essa sintomatol­ogia depressiva».

«Do ponto de vista da saúde mental não podemos dizer que os indicadore­s estão melhores, mas sim que houve alguma estabilida­de».

Falhas nas cantinas

A legislação sobre refeições escolares é rigorosa, mas «alguma coisa continua a falhar», porque persistem queixas de pouca quantidade e diversidad­e, longo tempo de espera, falta de funcionári­os e espaços desagradáv­eis, conclui um estudo sobre contrataçã­o pública deste serviço.

 ??  ??
 ??  ?? © INÊS G. LOURENÇO Especialis­ta diz que há mais vulnerabil­idade nas raparigas na saúde mental
© INÊS G. LOURENÇO Especialis­ta diz que há mais vulnerabil­idade nas raparigas na saúde mental
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal