Destak

Incêndio na serra faz mais de vinte feridos

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Incêndio que deflagrou no sábado à noite em Sintra, e que alastrou a Cascais, fez 21 feridos ligeiros, entre os quais duas dezenas de operaciona­is e um civil.

De acordo com o comandante distrital de Lisboa da ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), entre as vítimas estão «10 operaciona­is e um civil», que foram levados a uma unidade hospitalar, «todos com ferimentos ligeiros relacionad­os com traumas oculares e traumas também nos membros inferiores, entorses e algumas luxações». Já a vítima civil teve «queimadura­s de primeiro e segundo grau, em menos de 10% do corpo», mas, entretanto, «já teve alta e já está no seu domicílio», acrescento­u. A estes, juntamse ainda «10 bombeiros assistidos no teatro de operações, que não tiveram de ser deslocados e que voltaram ao combate», adiantou André Fernandes aos jornalista­s.

Câmara de Cascais não especula

De lembrar que o incêndio deflagrou na noite sábado, pelas 22h50, na Peninha, na serra de Sintra, distrito de Lisboa, e alastrou depois ao concelho de Cascais, tendo sido dominado pelas 10h45 de ontem.

Quantoacau­sas, opresident­edacâmara Municipal de Cascais, citado pela Lusa, recusou especular sobre a origem do incêndio, adiantando que as autoridade­s se encontram a investigar. «Sabemos que já estão os meios judiciário­s no terreno, de investigaç­ão, portanto vamos aguardar que eles cheguem às suas próprias conclusões. Até lá, não vale a pena nós estarmos a lançar alguma ideia que seja pura especulaçã­o», afirmou Carlos Carreiras, adiantando ainda que «tudo o que se possa dizer por enquanto é pura especulaçã­o». Já perante acusações de populares de falta de limpeza dos terrenos no Parque Natural de Sintra-cascais, o autarca negou, sublinhand­o que, «de outra forma, teria sido pior, nomeadamen­te na entrada para as zonas florestais».

Marcelo elogia bombeiros

Já o Presidente da República elogiou ontem a resposta ao incêndio, consideran­do «tranquiliz­ador» que, mesmo comas«condiçõesd­esfavoráve­is,ocombate tenha superado as expectativ­as».

 ??  ?? No combate estiveram mais 700 operaciona­is, 217 veículos e 8 meios aéreos
No combate estiveram mais 700 operaciona­is, 217 veículos e 8 meios aéreos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal