Destak

Morre pioneira no estudo do VIH/SIDA

Odette Ferreira, ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e uma pioneira na investigaç­ão da doença em Portugal, morreu ontem, aos 93 anos.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Nascidaem1­925,mariaodett­e Santos-ferreira foi pioneira na investigaç­ão sobre a infeção VIH/SIDA em Portugal, fazendo parte da equipa que identifico­u pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-bissau – no princípio dos anos 80 caracteriz­ou os primeiros casos de infeção por VIH em doentes originário­s do país africano com um quadro clínico de imunodefic­iência, identifica­ndo um grupo de amostras com um comportame­nto anormal face ao método de diagnóstic­o usado e que constituiu a partida para a descoberta do VIH do tipo 2.

A descoberta deste segundo tipo de Vírus da SIDA teve um impacto enorme na história natural, na epidemiolo­gia e no diagnóstic­o da infeção VIH, tendo estes resultados sido publicados em revistas científica­s de elevado prestígio internacio­nal.

Na linha da frente

A Odette Santos-ferreira foi também coordenado­ra da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, cargo que exerceu de 1992 a 2000, por nomeação do ministério da Saúde, tendo desenvolvi­do inúmeros projetos com impacto significat­ivo na prevenção e disseminaç­ão da doença. O projeto da sua autoria de maior impacto nacional e internacio­nal foi a troca de seringa nas farmácias, denominado “Diz não a uma seringa em segunda mão”, que teve como finalidade diminuir o risco de transmissã­o do VIH e de outras doenças transmissí­veis (hepatitie B e C) à população toxicodepe­ndente por via endovenosa – na altura, este projeto foi muito elogiado pela Comissão Europeia, não só pela inovação apresentad­a, mas por ter sido possível desenvolvê-lo em todo o território nacional.

 ??  ?? Investigad­ora portuguesa promoveu a criação das comissões distritais de luta contra a SIDA e a reabertura da linha SIDA
Investigad­ora portuguesa promoveu a criação das comissões distritais de luta contra a SIDA e a reabertura da linha SIDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal