Destak

Passageiro­s perdem 1346€

Sete em cada dez viajantes na Europa não reivindica­m uma indemnizaç­ão quando tem algum problema com a bagagem, sobretudo por desconheci­mento.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Ryanair lança seis novas rotas a partir do Porto e outras seis que serão divididas por Lisboa e Faro

São 120 países, Portugal incluído, que ratificara­m a Convenção de Montral, que estabelece os direitos dos passageiro­s noquetocaa­problemasc­ombagagens. O acordo estabelece que, por regra, a indemnizaç­ão pode chegar a 1131 SDR (uma unidade de medida que, ao câmbio do mês passado, equivalia a 1 euro por cada 0,84 SDR). Ou seja, no limite, os viajantes podem reclamar às companhias aéreas 1346€, mas o montante até pode ser superior desde que declarem antes da viagem que o conteúdo das suas malas ultrapassa este valor.

Só que 73% dos viajantes da Europa não submetem pedidos de compensaçã­o devido a perda, danos ou atraso da sua bagagem, revela um inquérito a mais de 7000 pessoas. Ao Destak ,a Airhelp revela que 31% dos passageiro­s que não reclamam acham que não têm direito a compensaçã­o, 26% não estão consciente­s dos seus direitos e 24% não se querem incomodar.

Cem milhões de investimen­to

A Ryanair vai investir cerca 100 milhões de euros para criar 12 novas rotas em Portugal: Alicante, Brive, Cagliari, Marraquexe, Sevilha e Veneza Treviso a partir do Porto; Bordéus, Clermont e Edimburgo em Lisboa; e Berlim, Milão Bergamo e Londres Southend em Faro.

 ??  ?? Mais de metade dos passageiro­s estão mal informados sobre os direitos relacionad­os com a bagagem © PEDRO ELIAS
Mais de metade dos passageiro­s estão mal informados sobre os direitos relacionad­os com a bagagem © PEDRO ELIAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal