Destak

Nevoeiro de poluição tem um custo elevado

Tecnologia­s podem ajudar os cidadãos europeus a poupar 183 mil milhões de euros, protegendo a saúde.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Chama-se smog, não tem propriamen­te tradução direta em português e designa o nevoeiro causado pela poluição que ocorre sobretudo nos grandes centros urbanos. Este fenómeno está no topo das preocupaçõ­es da Comissão Europeia ao nível do ambiente, uma vez que é responsáve­l por uma em cada dez mortes prematuras no Mundo.

A nível europeu, são mais de 400 mil mortes prematuras todos os anos, a que se junta o custo económico: cerca de 475 mil milhões de euros entre 2018 e 2025. Para combater este pro- blema, a Innoenergy, uma espécie de motor da energia sustentáve­l criado pelo Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia, lançou um relatório – em colaboraçã­o com a Deloitte – onde apresenta soluções criativas para melhorar a qualidade do ar.

Uma das propostas é uma solução de energia solar concentrad­a, com sensores ativos para melhorar considerav­elmente as quantidade­s obtidas, que foi desenvolvi­da por uma startup portuguesa. Adotar este conjunto de tecnologia­s para reduzir o smog permitiria aos cidadãos europeus pouparem 183 mil milhões de euros.

A divulgação deste relatório surgiu no mesmo dia em que outro estudo apontou as multinacio­nais Coca-cola, Pepsi e Nestlé como as que mais contribuem para a contaminaç­ão dos oceanos com plástico a nível mundial.

 ??  ?? Este tipo de poluição é responsáve­l por 10% das mortes prematuras
Este tipo de poluição é responsáve­l por 10% das mortes prematuras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal