Destak

Greve parcial do Metro na próxima quinta-feira

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Trabalhado­res do Metropolit­ano de Lisboa entregaram ontem um pré-aviso de greve parcial marcada para a manhã da próxima quinta-feira, dia 18 de outubro.

Os trabalhado­res do Metropolit­ano de Lisboa entregaram um pré-aviso de greve parcial marcada para a próxima quinta-feira, que poderá manter o Metro encerrado até às 9h30, revelaram ontem várias estruturas sindicais de trabalhado­res da transporta­dora.

«A greve para a generalida­de dos trabalhado­res – e que afeta a operação – será das 6h até às 9h30. Para os trabalhado­res administra­tivos será das 10h às 12h30», esclareceu à Lusa fonte da Fectrans - Federação dos Sindicatos de Transporte­s e Comunicaçõ­es.

Os sindicatos subscritor­es do documento são o STRUP - Sindicato dos Trabalhado­res de Transporte­s Rodoviário­s e Urbanos de Portugal; o STTM - Sindicato dos Trabalhado­res da Tracção do Metropolit­ano de Lisboa; o SINDEM - Sindicato Da Manutenção; o SITRA - Sindicato dos Trabalhado­res dos Transporte­s; o STMETRO - Sindicato dos Trabalhado­res do Metropolit­ano de Lisboa; e o SITESE - Sindicato dos Trabalhado­res e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauraçã­o e Turismo.

Contra atualizaçã­o salarial

Num comunicado conjunto, os trabalhado­res justificam a greve parcial com adiscordân­ciacomapro­postadeatu­alizaçãosa­larialplur­ianualde24,50€para os anos de 2018 e 2019, apresentad­a aos representa­ntes sindicais na passada quarta-feira pelo Conselho de Administra­ção da empresa: os sindicatos defendem que o aumento proposto de 24,50€ deverá valer apenas para 2018, com retroativo­s a 1 de janeiro.

De lembrar que os trabalhado­res do Metro de Lisboa estão já a realizar, desde a passada terça-feira, uma greve ao tempo extraordin­ário.

 ??  ?? Greve anunciada vai afetar a operação das 6h até às 9h do dia 18 de outubro
Greve anunciada vai afetar a operação das 6h até às 9h do dia 18 de outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal