Pro­gra­ma dá pri­o­ri­da­de a in­qui­li­nos vul­ne­rá­veis

PS vai al­te­rar Pro­gra­ma de Ar­ren­da­men­to Aces­sí­vel. Lis­boa sus­pen­de alo­ja­men­to lo­cal em cin­co bair­ros.

Destak - - ATUALIDADE - RE­DA­ÇÃO re­da­cao@des­tak.pt

OPS avan­çou on­tem com uma no­va pro­pos­ta de al­te­ra­ção ao di­plo­ma do Go­ver­no so­bre o Pro­gra­ma de Ar­ren­da­men­to Aces­sí­vel, de­fen­den­do que de­vem ser es­ta­be­le­ci­dos «cri­té­ri­os de pri­o­ri­da­de em fun­ção da vul­ne­ra­bi­li­da­de dos in­qui­li­nos».

«Se hou­ver um in­qui­li­no com uma ta­xa de es­for­ço mais al­ta, por­que tem ren­di­men­tos mais bai­xos, e ou­tro com uma ta­xa mais bai­xa, por­que tem ren­di­men­tos mais al­tos, o in­qui­li­no com ren­di­men­tos mais bai­xos tem pri­o­ri­da­de», ex­pli­cou He­le­na Ro­se­ta, de­pu­ta­da in­de­pen­den­te elei­ta pe­lo PS.

Fre­gue­si­as que­rem mais

Em reu­nião pri­va­da do exe­cu­ti­vo, a Câmara de Lis­boa re­ve­lou on­tem que vai sus­pen­der no­vos re­gis­tos de alo­ja­men­to lo­cal nos bair­ros de Ma­dra­goa, Castelo, Al­fa­ma, Mou­ra­ria e Bair­ro Al­to. Se­gun­do um do­cu­men­to a que a Lusa te­ve aces­so, as res­tri­ções vão abran­ger as fre­gue­si­as de San­ta Ma­ria Mai­or, Es­tre­la e Mi­se­ri­cór­dia.

Os presidentes das jun­tas da Mi­se­ri­cór­dia e da Es­tre­la aplau­dem a ini­ci­a­ti­va da au­tar­quia, mas gos­ta­ri­am que a li­mi­ta­ção fos­se ex­ten­di­da a uma zo­na ter­ri­to­ri­al mais alar­ga­da, uma vez que os bair­ros ago­ra li­mi­ta­dos não são os úni­cos pres­si­o­na­dos pe­la pro­cu­ra turística. A As­so­ci­a­ção de Alo­ja­men­to Lo­cal vê com «nor­ma­li­da­de» es­ta me­di­da, mas a As­so­ci­a­ção Lis­bo­nen­se de Pro­pri­e­tá­ri­os clas­si­fi­ca-a co­mo «pre­ci­pi­ta­da».

Ma­dra­goa, Castelo, Al­fa­ma, Mou­ra­ria e Bair­ro Al­to sem alo­ja­men­to lo­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.