Destak

Programa dá prioridade a inquilinos vulnerávei­s

PS vai alterar Programa de Arrendamen­to Acessível. Lisboa suspende alojamento local em cinco bairros.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

OPS avançou ontem com uma nova proposta de alteração ao diploma do Governo sobre o Programa de Arrendamen­to Acessível, defendendo que devem ser estabeleci­dos «critérios de prioridade em função da vulnerabil­idade dos inquilinos».

«Se houver um inquilino com uma taxa de esforço mais alta, porque tem rendimento­s mais baixos, e outro com uma taxa mais baixa, porque tem rendimento­s mais altos, o inquilino com rendimento­s mais baixos tem prioridade», explicou Helena Roseta, deputada independen­te eleita pelo PS.

Freguesias querem mais

Em reunião privada do executivo, a Câmara de Lisboa revelou ontem que vai suspender novos registos de alojamento local nos bairros de Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria e Bairro Alto. Segundo um documento a que a Lusa teve acesso, as restrições vão abranger as freguesias de Santa Maria Maior, Estrela e Misericórd­ia.

Os presidente­s das juntas da Misericórd­ia e da Estrela aplaudem a iniciativa da autarquia, mas gostariam que a limitação fosse extendida a uma zona territoria­l mais alargada, uma vez que os bairros agora limitados não são os únicos pressionad­os pela procura turística. A Associação de Alojamento Local vê com «normalidad­e» esta medida, mas a Associação Lisbonense de Proprietár­ios classifica-a como «precipitad­a».

 ??  ?? Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria e Bairro Alto sem alojamento local
Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria e Bairro Alto sem alojamento local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal