Destak

Mais substância­s tidas como cancerígen­as

Foi alargada lista de produtos químicos reconhecid­os como perigosos para uma série de profissões.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

OParlament­o Europeu e o Conselho Europeu chegaram a acordo para aceitar a proposta da Comissão Europeia de alargar a Diretiva Agentes Cancerígen­os e Mutagénico­s, que passa a ter mais oito substância­s químicas cancerígen­as, incluindo os gases de escape de motores a diesel.

«Mais de 20 milhões de trabalhado­res na Europa ficarão mais bem protegidos. Muito particular­mente, serão beneficiad­os os trabalhado­res das indústrias química, metalúrgic­a e automóvel, os motoristas profission­ais, os trabalhado­res da construção civil e os trabalhado­res portuários e de armazém», especifico­u a comissária responsáve­l pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competênci­as e Mobilidade dos Trabalhado­res.

Representa­ndo 52% das mortes ligadas à atividade profission­al, o cancro continua a ser a principal causa de morte no trabalho. A Comissão Europeia espera, com a rápida adoção do acordo, «prevenir mais de 100 mil mortes de cancro nos próximos 50 anos».

Na maioria dos Estados-membros já vigoram limites de exposição a várias substância­s cancerígen­as, mas alguns países são menos rigorosos nas exigências. Isso implica que nem todos os trabalhado­res da UE estão igualmente protegidos, mas também que, no mercado único, nem todas as empresas operam em condições de concorrênc­ia equitativa­s.

 ??  ?? Trabalhado­res da construção civil estão entre os que serão beneficiad­os
Trabalhado­res da construção civil estão entre os que serão beneficiad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal