Destak

Polacos perdidos entre os Silvas

André e Bernardo marcaram, Rafa provocou autogolo. Com este triunfo, Portugal prova que vive sem Ronaldo e está muito perto de garantir a vitória no seu grupo.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt PORTUGAL

Resposta cabal. Muito se falou nos últimos dias da ausência de Cristiano Ronaldo da Liga das Nações, mas ontem os jogadores escolhidos por Fernando Santos mostraram que há muito talento para além do evidenciad­o pelo capitão. Mais do que promessas, há uma geração de certezas que mantém Portugal na 1ª linha das seleções europeias.

Personaliz­ada, a Seleção Nacional não teve pejo em assumir as rédeas do jogo. Fernando Santos não gosta de o admitir, mas esta equipa está mais mandona. William Carvalho, Rúben Neves e Pizzi asseguram, mais do que pressão e destruição, bom trato da bola a meio-campo. Se a isso juntarmos o talento superlativ­o de Bernardo Silva e as arrancadas alucinante­s de João Cancelo, Portugal fica com clara tração à frente.

Esta opção representa um risco, que ontem se viu nas bolas paradas. Foi num canto que a Polónia inaugurou o marcador, quando nada tinha feito por isso. Só que a tal predisposi­ção 2ª JORNADA atacante depressa corrigiu a injustiça. Uma jogada, belíssima de tão simples, sob o lado direito entre Bernardo, Cancelo e Pizzi permitiu que este surgisse junto à linha final a fazer uma assistênci­a que André Silva aproveitou com a eficácia que vem demonstran­do esta época.

Depois foi Rúben Neves, com excelente visão, a descortina­r a desmarcaçã­o de Rafa (que passou de não convocado há uns dias para titular fase à indisposiç­ão gástrica de Bruma), que forçou o defesa contrário a marcar na própria baliza. Numa jogada individual, Bernardo vez o 3-1 logo no início da 2ª parte e praticamen­te sentenciou o encontro.

A Polónia esgotou as alterações depressa, ainda reduziu mas Portugal falhou quatro ou cinco golos que podiam ter dado outra tranquilid­ade. Não que a Polónia tivesse ameaçado por aí além – apenas dois remates perigosos. Com este triunfo, Portugal tem agora 6 pontos em 2 jogos. Se Polónia e Itália, que têm 1 ponto, empatarem este domingo no 3º jogo de ambas, a Seleção Nacional assegura automatica­mente a vitória no grupo 3 da Liga A e a presença na fase final.

 ??  ?? Rafa respondeu bem a um passe de Rúben Neves, ainda se atrapalhou, mas a sua ação bastou para Glik fazer autogolo
Rafa respondeu bem a um passe de Rúben Neves, ainda se atrapalhou, mas a sua ação bastou para Glik fazer autogolo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal