‘Rap­pers’ por­tu­gue­ses con­tra o ódio e vi­o­lên­cia

“Com­ba­te o ódio com res­pei­to” é o lema da no­va cam­pa­nha da APAV - As­so­ci­a­ção Por­tu­gue­sa de Apoio à Ví­ti­ma.

Destak - - FAMA&TV - RE­DA­ÇÃO re­da­cao@des­tak.pt

No­va cam­pa­nha tem pre­sen­ça so­bre­tu­do ‘on­li­ne’, atra­vés de ví­de­os on­de são re­cri­a­das ‘rap bat­tles’ (ba­ta­lhas en­tre ‘rap­pers), nas quais ha­bi­tu­al­men­te são tro­ca­das ofen­sas e in­sul­tos, «à se­me­lhan­ça do que acon­te­ce na re­la­ção en­tre o au­tor do cri­me de ódio ou de vi­o­lên­cia dis­cri­mi­na­tó­ria e a ví­ti­ma que so­fre des­se cri­me ou ato de vi­o­lên­cia», ex­pli­cou, à Lusa, Mafalda Va­lé­rio, ges­to­ra de pro­je­tos da APAV, res­sal­van­do que, «nes­ta cam­pa­nha, a lu­ta é con­tra o ódio» e, por is­so, as ví­ti­mas ou­vem «pa­la­vras de res­pei­to», con­clui so­bre uma cam­pa­nha com­pos­ta por «cin- co ví­de­os, que abor­dam as vá­ri­as ví­ti­mas e as vá­ri­as for­mas de vi­ti­mi­za­ção».

Cin­co ví­de­os, cin­co ca­ras

A cam­pa­nha ar­ran­cou a 26 de se­tem­bro, com a divulgação de um ví­deo no qu­al o ‘rap­per’ Ma­la­bá se di­ri­ge às mi­no­ri­as ét­ni­cas e re­li­gi­o­sas e co­mu­ni­da­de LGBTIQ. A 1 de outubro foi di­vul­ga­do o ví­deo de Ace, ex-mind Da Gap, di­ri­gin­do-se a um jo­vem ne­gro. Es­ta se­ma­na, a APAV di­fun­diu um ter­cei­ro ví­deo, pro­ta­go­ni­za­do por M7 (Mar­ta Ba­tei­ra aka Be­a­triz Gos­ta), fa­lan­do com uma mu­lher tran­se­xu­al. O pró­xi­mo ví­deo a ser di­vul­ga­do, na se­gun­da-fei­ra, fo­ca-se no ódio e in­to­le­rân­cia re­li­gi­o­sa, e é estrelado por Pa­pil­lon, dos Grog­na­ti­on. O úl­ti­mo, fo­ca­do no ódio a imi­gran­tes e re­fu­gi­a­dos, se­rá di­vul­ga­do a 22 de outubro, e te­rá co­mo pro­ta­go­nis­ta Es­tra­ca.

Pa­pil­lon, que se es­tre­ou a so­lo re­cen­te­men­te, é um dos con­vi­da­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.