Destak

A marcha lenta da ferrovias

- ADEMAR COSTA Póvoa de Varzim

Desta vez o programa televisivo Prós & Contras, do cal RTP1, foi feito a partir do Auditório do Centro das Artes de Sines, com o tema “A marcha lenta da ferrovia”.

Foi dada a palavra a várias personalid­ades do Estado Central, do Poder Local e das Universida­des.

Falou-se do estado calamitoso a que a ferrovia chegou, como corolário do continuado abandono e desinvesti­mento no sector por parte do Estado.

Foi dito que o material circulante é o segundo pior do continente europeu, pelo que há países que têm na sucata composiçõe­s melhores às que estamos a usar.

Ventilou-se a bitola que não correspond­e ao padrão usado em toda a Europa, bem como se aflorou lacunas muito graves.

Que houve abandono grosseiro de muitos ramais e linhas, deixando as populações apeadas, pelo que, tal como era conhecida a CP - Comboios de Portugal, a mesma já não existe, pois está completame­nte desmembrad­a.

Pior ainda, se a CP - Comboios de Portugal é muitíssimo deficitári­a por natureza, por prestar (algum) serviço público, o mesmo não acontece com os operadores privados e suas subconcess­ões a si coligados, uma vez que são estes os que ficam com os lucros.

A título de curiosidad­e, na década de 60 do século passado, a CP - Comboios de Portugal era pujante e tudo andava sobre carris. Assim, até havia uma

De lembrar que o Afeganistã­o é o país do mundo onde mais jornalista­s são mortos no exercício da sua nobre profissão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal