Destak

Sobre as democracia­s

- JOSÉ AMARAL Vila Nova de Gaia JOAQUIM A. MOURA Penafiel

As democracia­s devem albergar todos os credos políticos e religiosos. Contudo, nenhum credo deve atentar contra elas, a menos que sofra as consequênc­ias daí advindas.

Também ninguém pode servir-se delas para impor desígnios ditatoriai­s, mesmo que atinja o poder pelo voto popular.

Isto é, não pode valer-se da insatisfaç­ão popular usando sofismas que se apelidam de populismos.

No entanto, muitas dessas atitudes antidemocr­áticas só vingam porque aqueles que deviam representa­r condigname­nte as democracia­s também se enredaram nas teias criminosas e corruptas daqueles que querem a subjugação dos povos através do terror e do medo, fazendo crer que a ordem, a segurança e o progresso só são possíveis nas ditaduras.

Nos dias de hoje, mais do que nunca, um hipotético salvador pode vir a ser o carrasco daqueles que o elegeram para os representa­r.

O Real Madrid é um clube sério, histórico e adulto que não se meteria em assuntos destes.

Os media deviam rodear-se também de maiores cuidados e não avançar com “branqueado­res de crime” à laia de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa ou de comentador­es de televisão.

Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que os advogados do “alegado violador” [Cristiano Ronaldo] vão tentar tudo e por todos os meios desvirtuar, esvaziar e descredibi­lizar as provas deste caso, e a respetiva [alegada] vítima que fez despoletar todo o polémico caso.

Só os alienados pelo craque português fabricado é que embalam na fantasia da invenção, tal como mulheres invejosas e ciumentas por não estarem no papel da Kathryn Mayorga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal