Destak

Alojamento local cresce cinco vezes desde 2010

Novas regras entraram ontem em vigor. Câmara de Lisboa já anunciou restrições em cinco bairros

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Oalojament­o local em Portugal cresceu cinco vezes e meia nos últimos quatro anos, aumentando de 14 mil registos em 2014 para mais de 77 mil estabeleci­mentos este ano. Segundo o Registo Nacional de Estabeleci­mentos de Alojamento Local (RNAL), estes alojamento­s estão localizado­s maioritari­amente nos distritos de Faro (29 703), Lisboa (20 512) e Porto (8957) – 76,8% do total.

Desde o início deste ano até 15 de outubro verificou-se o surgimento de 22 550 novos estabeleci­mentos, o que explica a nova lei que ontem entrou em vigor, a qual permite às câmaras municipais e às assembleia­s de condóminos intervirem na autorizaçã­o do alojamento local. As autarquias, por exemplo, podem fixar «áreas de contenção» para «preservar a realidade social dos bairros e lugares».

Foi o que fez a Câmara de Lisboa. As áreas de contenção terão de ser reavaliada­s a cada dois anos, mas até à entrada em vigor do regulament­o municipal, a limitação fica limitada a um ano. Há alguns dias, a autarquia lisboeta anunciou a suspensão de novas licenças nos bairros de Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria e Bairro Alto, mas a limitação vai para além disso.

Segundo o Público, as zonas de contenção abrangem outros território­s, como a Praça do Príncipe Real no que toca ao Bairro Alto, por exemplo.

 ??  ?? Distritos de Faro, Lisboa e Porto concentram 76,8% da oferta nacional
Distritos de Faro, Lisboa e Porto concentram 76,8% da oferta nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal