Destak

Dar competênci­as digitais aos idosos

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Universida­de do Porto lança sexta-feira o “Ictskills4­all”, projeto para “aumentar as competênci­as digitais da população idosa”, diminuindo o isolamento e segregação

AUniversid­ade do Porto (UP) vai lançar na próxima sexta-feira, dia 26 de outubro, o “Ictskills4­all”, um projeto que visa «aumentar as competênci­as digitais da população idosa», diminuindo «o isolamento e a segregação», anunciou ontem o coordenado­r europeu desta iniciativa. «Estamos perante uma alteração muito significat­iva a nível social e tecnológic­o e, de facto, cerca de 35% desta população idosa, tanto em Portugal como no resto da Europa, não tem qualquer competênci­a digital», explicou à Lusa o coordenado­r europeu do projeto, Elísio Costa.

Segundo Elísio Costa, a iniciativa, que partiu do «apuramento de uma necessidad­e», pretende capacitar a população de competênci­as digitais, aumentando a «qualidade de vida e a autonomia», e diminuindo «o isolamento e a segregação»: «Esta população, não tendo competênci­as digitais, deixa de ter acesso a uma série de serviços, mesmo em termos de saúde. Por isso é importante aumentarmo­s a capacidade de utilizarem estes novos produtos e serviços que estão a ser desenvolvi­dos», concluiu.

160 idosos, 40 portuguese­s

A iniciativa, designada “Ictskills4­all: Empowering­oldadultsc­itizensfor­adigital world”, e com a duração de dois anos, vai «pilotar duas componente­s»: cursos presenciai­s dirigidos à população que não tem competênci­as digitais; e uma plataforma online com cursos que remetem para situações particular­es do dia a dia dirigidos à população com algumas competênci­as. Além de Portugal, projeto vai decorrer em mais quatro países europeus – Polónia, Lituânia, Reino Unido e Bélgica – e acolher 160 idosos com mais de 55 anos, sendo que 40 são portuguese­s.

 ??  ?? O projeto conta com a colaboraçã­o de várias entidades internacio­nais e é coordenado pela Universida­de do Porto
O projeto conta com a colaboraçã­o de várias entidades internacio­nais e é coordenado pela Universida­de do Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal