Destak

Embalagens podem poluir muito menos

Aposta no ecodesign permitiria à indústria farmacêuti­ca reduzir até cinco vezes os impactes ambientais do ciclo de vida das embalagens de medicament­os

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Um estudo pioneiro em curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universida­de de Coimbra avaliou os diferentes tipos de embalagens farmacêuti­cas (blister, frasco e saqueta, com diferentes combinaçõe­s de materiais) para identifica­r quais os pontos críticos e propor as melhores alternativ­as de ecodesign – cuja avaliação, paralelame­nte à do ciclo de vida, calcula o desempenho ambiental de um produto, desde a extração de matérias-primas, produção e utilização de bens e serviços até à gestão dos resíduos daí resultante­s.

Dos vários exemplares já analisados, observou-se «uma variação significat­iva de volume das embalagens comerciali­zadas em Portugal para o mesmo medicament­o e elementos supérfluos como excesso de material. Ao avaliarmos o ciclo de vida e o ecodesign, verificámo­s que há potencial para reduzir até cinco vezes os impactes ambientais associados ao ciclo de vida das embalagens», assinala ao Destak o coordenado­r do estudo.

Fausto Freire acrescenta que, apostando na melhoria do desempenho ambiental do ciclo de vida das embalagens de medicament­os, nomeadamen­te na redução de volume e materiais utilizados nas embalagens, nos processos de produção, transporte, e valorizaçã­o de resíduos, «a indústria terá também benefícios económicos».

Dispositiv­os médicos por pagar

Em agosto, os hospitais públicos deviam 288,5 milhões de euros às empresas de dispositiv­os médicos e demoravam em média quase um ano a pagar, segundo a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositiv­os Médicos (APORMED). A dívida tem vindo a aumentar no 2º semestre.

 ??  ?? Estudo a concluir até 2019 é financiado pela VALORMED, Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicament­os
Estudo a concluir até 2019 é financiado pela VALORMED, Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicament­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal