Destak

Remodelaçã­o governamen­tal

- MÁRIO PIRES MIGUEL Reboleira, Amadora

Como só um ministro caiu, o da Defesa, não percebi a causa da remodelaçã­o de quatro ministros.

O primeiro-ministro lá saberá porquê. O que foi estranho foi que António Costa remodelou o governo após o Orçamento de Estado para 2019 ter sido acabado de aprovar pelos ministros do governo saídos no dia seguinte.

É estranho ou não? Julgo que Portugal, enquanto membro da União Europeia, não tem a autonomia que justifique a presença de ministros que vão propor algo que outros ministros irão executar. Todos os atos governamen­tais estão de tal forma condiciona­dos pela União Europeia que pouca diferença faz ser este ou aquele ministro executar o Orçamento. Na verdade, tendo em conta que todos os atos governamen­tais estão dependente­s de verbas da União Europeia e das inúmeras diretivas emanadas por ela, a dependênci­a do nosso governo é mais tecnocráti­ca do que governamen­tal, ou seja, a nossa dependênci­a da União Europeia faz com que os ministros se tornem meras extensões da Comissão Europeia.

Os ministros estão de tal forma condiciona­dos pelas verbas que a União Europeia deixa ou não gastar por causa do défice, que mais parece que são todos “Centeno”. Já não sei se os nossos problemas de financiame­nto e de investimen­tos são causa nossa ou da

União Europeia

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal