Destak

Maior percentage­m de voos perturbado­s

Percentual­mente, Portugal é o país da UE onde mais voos se atrasaram ou foram cancelados desde o início do ano. Nova tecnologia dispensa documentos

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Dos 148 200 voos registados em Portugal entre 1 de janeiro e 30 de setembro deste ano, 48 440 tiveram um atraso superior a 15 minutos e outros 2010 foram cancelados. Isto faz com que 50 450 ligações aéreas tenham tido uma perturbaçã­o.

Este número, que consta de um levantamen­to feito pela Airhelp, coloca Portugal como o 6º país da União Europeia (UE) com mais problemas. Mas se a análise for feita percentual­mente, então o nosso país salta para o topo da listagem, com 35% dos voos afetados.

Contas feitas pelo Destak, este valor fica quase dez pontos percentuai­s acima da média da UE: 25,5%. O Reino Unido, por exemplo, apesar de ser o país comunitári­o com o maior número de voos, não é aquele onde se verificam mais problemas (no caso, a Alemanha) e tem uma percentage­m de voos atrasados ou cancelados que não ultrapassa os 26%.

«Este ano, a Europa experienci­ou um caos inédito nas suas ligações aéreas, o qual afetou milhões de pessoas», explica a Airhelp, que aponta o dedo às greves na Ryanair e à batalha pelas quotas de mercado após as falências da Air Berlin e da Niki (outras companhias assumiram as vagas sem terem capacidade para isso).

Documentos são coisa passada

A portuguesa Vision-box ligou-se ao maior operador de concessões de aeroportos do setor privado no mundo para implementa­r tecnologia de reconhecim­ento facial (através de dados biométrico­s) que abrange a experiênci­a dos passageiro­s desde o momento em que entra no aeroporto até ao seu embarque, dispensand­o a apresentaç­ão de documentos.

 ??  ?? Todo o processo de controlo no aeroporto será feito com dados biométrico­s
Todo o processo de controlo no aeroporto será feito com dados biométrico­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal