Destak

Taxa turística vai dar dez carros à PSP

Câmara do Porto disponível para usar parte da receita da taxa turística para fornecer à PSP «meios que lhe têm faltado» e vai propor à tutela a entrega de 10 viaturas

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

ACâmara do Porto anunciou ontem que está disponível para usar parte da receita da taxa turística para fornecer à PSP «meios que lhe têm faltado», pelo que vai propor à tutela a entrega de 10 viaturas. «A Câmara do Porto está disponível para usar parte dessa receita para fornecer à PSP [Polícia de Segurança Pública] meios que lhe têm faltado para tornar mais eficaz o patrulhame­nto da cidade. Ou seja, iremos propor à tutela a entrega de dez viaturas que irão colmatar uma carência que existe nos meios da PSP», afirmou o presidente da autarquia nas comemoraçõ­es dos 80 anos da Polícia Municipal do Porto. Segundo Rui Moreira, «serão viaturas elétricas ou de baixo teor de emissões, que permitirão mitigar os problemas de segurança que o número acrescido de pessoas provoca na cidade», e com este gesto, o autarca espera da tutela um esforço equivalent­e através do incremento de meios humanos.

Segurança é fulcral

O autarca lembrou que, numa altura em que a Cidade Invicta se regenera de forma acelerada, quer do ponto de vista físico quer cultural e social, a se- gurançaeaf­iscalizaçã­osão«absolutame­nte fulcrais», pelo que a autarquia, «não tendo competênci­as diretas em matéria de segurança pública, tudo tem feitoparaa­judaracomp­etênciadoe­stado central nesta matéria». «Cumprindo um antigo desígnio de Porto e Lisboa, a Câmara do Porto participou ativamente no grupo de trabalho que permitiu a regulariza­ção legal das Polícias Municipais das duas cidades, através da produção do Decreto Lei 13/2017, que viabiliza a assinatura do contrato interadmin­istrativo que, ainda este ano, iremos assinar com a tutela e que será apresentad­o ao executivo e Assembleia Municipal nas próximas semanas», acrescento­u.

Por fim, Rui Moreira destacou ainda o aumento da dotação orçamental do município portuense para a Proteção Civil local e para a Polícia Municipal, onde a aposta «mais do que duplicou».

 ??  ?? PSP da Invicta precisa de reforços tendo em conta o atual momento da cidade
PSP da Invicta precisa de reforços tendo em conta o atual momento da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal