Destak

Pé diabético ainda sem o tratamento adequado

Podologist­as dizem que é urgente criar consultas desta especialid­ade nos Centros de Saúde para evitar centenas de amputações que custam 25 milhões por ano.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

OMinistéri­o da Saúde tem subvaloriz­ado a criação de uma consulta multidisci­plinar com integração da podologia nos cuidados primários de saúde, de forma a evitar as amputações do pé diabético. O alerta é feito pela Associação Portuguesa de Podologia (APP), no âmbito do Dia Mundial da Diabetes que amanhã se assinala.

A taxa média de amputação do pé diabético em Portugal, principal causa de internamen­to destes doentes, é de 5,4 por 100 mil habitantes. Os últimos dados oficiais, relativos a 2015, apontam para 545 amputações major (pelo tornezelo ou acima dessa zona) e 705 minor (um ou mais dedos e pelo antepé) por ano. Uma realidade com custos para os doentes e para o Estado, que gasta uma média de 25 mil eu- ros por doente, num total de 25 milhões por ano, entre cirurgias, reabilitaç­ão, abstinênci­a laboral e transporte­s.

Este cenário podia ser alterado não fosse a falta de investimen­to do Governo, denuncia ao Destakopre­sidenteda APP. Isto porque, apesar de a Direção Geral da Saúde já ter aprovado uma normativa que cria equipas multidisci­plinares para a diabetes, que incluem ummédico,umenfermei­roeumpodol­ogista, estas apenas existem em 10 hospitais, numa fase em que a doença já está num nível III, considerad­o crítico.

«Os podologist­as deviam estar nos centros de saúde, quando é feito o diagnóstic­o, para evitar a ferida que evolui para uma úlcera, que por sua vez causa a amputação», explica Manuel Azevedo Portela, que destaca o facto de a região Norte, que concentra 80% da atividade privada dos podologist­as, ser aquela onde baixaram mais as amputações entre 2006 e 2015.

 ??  ?? Situações devem ser tratadas ainda em ferida, antes de serem uma úlcera
Situações devem ser tratadas ainda em ferida, antes de serem uma úlcera
 ??  ?? ©DR
©DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal