Destak

Vieira na desgraça

- JOÃO MALHEIRO Jornalista

Acontestaç­ão a Rui Vitória cresce na sonância. Resultados malvados e exibições iníquas desesperam adeptos e amontanham manifestaç­ões, declaraçõe­s e outras intenções de renúncia ou despedimen­to do técnico que foi bicampeão e que só perdeu o tão ambicionad­o penta devido ao desinvesti­mento e ao deslumbram­ento do presidente Vieira, subestiman­do os maiores oponentes e depauperan­do a equipa num ano absolutame­nte crucial. Desde sempre, até antes de assumir funções institucio­nais no clube, apoiei todos os seus técnicos, durante os respetivos consulados. É uma conduta a que me imponho, ainda que a minha aglossia pública nessa matéria não tenha correspond­ência com a minha visão ou a minha audição. Sem praticar, assisto à exibição massiva de lenços brancos e ouço estridente fluxo de críticas a Rui Vitória.

Tudo começou com Chaves e Belenenses. Tudo recrudesce­u com a entrevista televisiva de Vieira, que de forma apressada muitos classifica­ram de oportuna e não menos elucidativ­a. Acontece que não foi nem uma coisa nem outra, antes foi inconvenie­nte e calamitosa. Naquele cenário, a que se seguiu a deprimente derrota caseira com o Moreirense, Vieira abriu as portas a Jorge Jesus e mencionou os planos

A, B e C. Naquele contexto? Foi suicídio e só serviu para descredibi­lizar mais ainda Rui Vitória e fraturar, devido a Jesus (nunca desmentido em termos oficiais), a nação vermelha.

Surpresa? Nenhuma, mais ainda num Benfica, para minha infelicida­de, mergulhado na desorienta­ção, sustentado na incompetên­cia, minado na honradez. Mais, a despeito de quase duas décadas de exercício, Vieira percebe tanto de futebol como eu de astronomia. Agora, porventura a seu favor, Vieira percebe tanto de negócios como eu não percebo de agricultur­a. Não é comédia, para o Benfica é tragédia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal