Destak

Reciclagem com valores insuficien­tes

Portugal tem o 2º pior valor no papel e cartão e o 3º no vidro; só no papel estamos dentro da média da UE

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Os alertas sucedem-se e as campanhas de sensibiliz­ação acumulam-se, mas os resultados estão longe de serem aceitáveis. O Eurostat revelou ontem o último relatório sobre a reciclagem na UE e o quadra traçado, referente a 2016 e analisado pelo Destak, é preocupant­e.

No ano referido, Portugal reciclou 70,1% do papel e cartão. A percentage­m só por si parece boa, mas fica quase 15 pontos percentuai­s abaixo da média comunitári­a (84,8%). Este é mesmo o 2º valor mais baixo entre os 26 Estados-membros que cederam informação. Só o Luxemburgo (64,6%) fez pior. E a evolução não tem sido positiva: o aumento nos resíduos reciclados desde 2005 foi pouco mais de dez pontos percentuai­s (59,8%) e se nesse ano Portugal conseguiu ser melhor do que oito países, agora só está à frente de um.

A realidade do vidro não é muito melhor. A reciclagem deste material está nos 58,5%, o 3º valor mais baixo na UE e mais de 15 pontos percentuai­s aquém da média (73,8%). Uma vez mais, no espaço de 11 anos o país perdeu sete lugares na lista dos mais cumpridore­s, tendo passado de 40,5% para os citados 58,5%.

Só no plástico é que a situação não é tão drástica. Os 41,8% estão ao nível da média comunitári­a (42%), mas a maioria dos países (14) continuam a fazer melhor do que Portugal – há pouco mais de uma década eram 19. Estes dados vêm provar que Portugal não vai cumprir as metas em 2020.

 ??  ?? © NUNO NASCIMENTO Ecopontos têm utilização abaixo da registada noutros Estados-membros
© NUNO NASCIMENTO Ecopontos têm utilização abaixo da registada noutros Estados-membros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal