Destak

Uma nova forma de ver a escola

Confederaç­ão de pais lança projeto que premeias ideias que ajudem a alterar o paradigma da avaliação

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Chama-se Escola Amiga da Criança e no primeiro ano premiou mais de 300 escolas, depois de ter recebido mais de mil candidatur­as, pelos projetos que implementa­ram para criar ambientes de sucesso para os seus alunos. «Nós queremos partilhar o que de bom se faz pelo país, comprovand­o que a Escola é, pode ser e precisa de evoluir enquanto instituiçã­o amiga da criança e entidade fundamenta­l no seu desenvolvi­mento», afirma ao Destak o presidente da Confederaç­ão Nacional das Associaçõe­s de Pais (CONFAP).

Este projeto visa «desconstru­ir a avaliação entendida como “uma cultura da nota” para classifica­r que tantas vezes discrimina e segrega/seleciona», acrescenta Jorge Ascenção. Daí que o Escola Amiga não seja visto como um concurso, mas sim o reconhecer da motivação de pais e professore­s que se esforçam para «transforma­r a Escola, enquanto sistema educativo, num espaço físico e temporal de humanidade que avalia para melhorar e sustentar competênci­as cognitivas». Aliás, a missão é assumida: «queremos contribuir para a necessi- dade e urgência de se alterar o paradigma da avaliação e do acesso ao ensino superior».

Para esta 2ª edição, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, a iniciativa foi alargada a todos os níveis de ensino (regular e profission­al) e foram acrescenta­das categorias. As inscrições decorrem até 5 de abril.

 ??  ?? Presidente da CONFAP aponta que o acesso ao ensino superior deve mudar
Presidente da CONFAP aponta que o acesso ao ensino superior deve mudar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal