Destak

Estreia de de António Pinho Vargas

Nova criação do compositor português assinala, no dia 15, os 20 anos do Nobel da Literatura de Saramago

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Anova omposição de António Pinho Vargas, Memorial, assinala, no próximo dia 15 de dezembro (sábado), no grande auditório da Culturgest, em Lisboa, os 20 anos da entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. Baseada no livros Ensaio Sobre a Cegueira, Ensaio Sobre a Lucidez e As Intermitên­cias da Morte, a nova obra para orquestra do compositor português será interpreta­da pela Orquestra Metropolit­ana de Lisboa, sob a direção de Jonas Alber, num concerto intitulado Saramago, Nobel 1998: Memorial.

A estreia de Memorial será ainda acompanhad­a pela sinfonia de câmara, Op. 110a, de Dmitri Chostakovi­tch, resultante do arranjo para orquestra de cordas do Quarteto op. 110 (1960), de Rudolph Barshai – concerto é uma organizaçã­o feita em parceira pelas fundações José Saramago e Caixa Geral de Depósitos Culturgest.

Um admirador de Saramago

“A minha admiração por José Saramago não tem limites. Na estranha tristeza que me atingiu quando soube da sua morte, veio-me à mente que ‘vivi no tempo de Saramago’. Ou seja, para mim, ele não era apenas ele. Era mais do que ele. Era um tempo”, escreveu António Pinho Vargas, poucos dias depois do desapareci­mento do escritor português, num depoimento ao jornal Público.

 ??  ?? Compositor de é um admirador confesso de Saramago
Compositor de é um admirador confesso de Saramago

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal