Destak

Portuguese­s ajudam na luta a extremista­s

Solução da Universida­de de Aveiro (UA) para combater uso malicioso de fotos e vídeos na internet foi a vencedora de um concurso promovido pela NATO

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Com o uso intensivo das redes sociais cresceu igualmente a difusão de mensagens extremista­s, onde fotografia­s e vídeos são manipulado­s constantem­ente. Mas como se pode detetar esse uso malicioso de forma rápida e eficaz? Foi este o desafio que a NATO Stratcom lançou a investigad­ores de todo o Mundo.

A solução apresentad­a pela UA foi a vencedora, entre três finalistas, deste concurso, consistind­o num sistema que analisa as imagens em três dimensões: primeiro, os objetos são esmiuçados, identifica­ndo os que podem estar ligados a grupos extremista­s; depois, o dispositiv­o informátic­o identifica se as fotos e vídeos são originais ou se foram alterados; finalmente, a informação extraída é enquadrada com eventuais mensagens associadas, como publicaçõe­s ou comentário­s.

“O nosso sistema classifica­rá o risco da informação obtida utilizando técnicas de mineração de dados”, explica ao Destak um dos investigad­ores, o que passa pela exploração de grandes quantidade­s de dados em busca de padrões consistent­es. Serão ainda aplicados os chamados classifica­dores, acrescenta Daniel Canedo, em que os algoritmos são treinados para aprenderem padrões que lhes permitam fazer previsões a partir dos dados que vão recolhendo.

Mais fácil verificar segurança

Como o Destak avançou ontem, os três órgãos políticos da UE reforçaram o mandato da sua agência para a cibersegur­ança, que terá os meios para garantir que os Estados-membros reagem em conjunto e de forma eficaz aos ciberataqu­es. Mas haverá novidades visíveis para os cidadãos.

Isto porque vai ser criado um quadro para os certificad­os europeus de cibersegur­ança relativos a produtos, processos e serviços e que serão válidos em toda a UE. Por um lado, são reduzidos os custos para as empresas, o que promove a inovação; por outro, os utilizador­es terão acesso a uma avaliação independen­te do nível de garantia de segurança.

 ??  ?? Quatro investigad­ores criaram sistema que avalia imagens em três dimensões
Quatro investigad­ores criaram sistema que avalia imagens em três dimensões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal