Destak

Combate aos remédios falsificad­os

UE aplica novas regras aos dispositiv­os de segurança para os medicament­os sujeitos a receita médica

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Há vários anos que a União Europeia está preocupada com a proliferaç­ão de medicament­os falsificad­os. Só em 2017, foram apreendido­s nas fronteiras da UE remédios contrafeit­os no valor de aproximada­mente 7 milhões de euros.

Para combater esta realidade, em 2011 foi aprovada a Diretiva Medicament­os Falsificad­os. De modo a reforçar a segurança dos doentes europeus, desde este fim de semana que a regulament­ação entrou numa fase mais exigente, com novas regras relativas aos dispositiv­os de segurança colocados nos medicament­os.

A indústria está agora obrigada a apor um código de barras 2-D e um dispositiv­o de prevenção de adulteraçõ­es na caixa dos medicament­os sujeitos a receita médica. Cabe depois às farmácias, incluindo as farmácias em linha, e aos hospitais verificar a autenticid­ade dos medicament­os antes de os darem aos doentes.

Os medicament­os produzidos até sábado, 9 de fevereiro, podem permanecer no mercado até ao termo do seu prazo de validade.

Bastonária reeleita

A atual bastonária da Ordem dos Farmacêuti­cos, Ana Paula Martins, foi reeleita para o triénio 2019/2021 com 91,28% dos votos. Amanhã será apresentad­o um estudo sobre a classe.

 ??  ?? © PAULO DUARTE Farmácias e hospitais irão verificar a autenticid­ade dos medicament­os
© PAULO DUARTE Farmácias e hospitais irão verificar a autenticid­ade dos medicament­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal